segunda-feira, 25 de maio de 2015

CARTÃO POSTAL

Me manda notícia do lado de lá...


“Não resta dúvida que receber um cartão-postal tem muito mais valor sentimental do que fazer um upload de uma foto!”

Imagem ilustrativa.

Nos dias de hoje, é impossível imaginar a vida sem telefones com câmeras e aplicativos  de viagens, bem como a câmera digital, que está sempre pronta e disponível. No entanto, a menos de 50 anos atrás não havia opção de tirar uma foto e imediatamente enviá-la para todos seus amigos.
Embora na sociedade tecnológica de hoje o cartão-postal tenha sido pouco a pouco substituído pelo Facebook, Twitter e as mais diferentes redes sociais, ele ainda mantém uma espécie de romantismo vigente. 

Cartão postal enviado pelo aluno Yuri par a colega Jaqueline.
Aproveitando que a E.B.M Padre José Anchieta está trabalhando  o projeto “Não custa nada”, que tem como intuito despertar nos educandos a percepção do outro, fazendo com que o mesmo perceba as coisas boas  que a vida proporciona e que são de graça, a professora de Arte, Simone Maria Strehl Vettorello, desenvolveu com alunos da turma 41 e 42 um estudo sobre a Arte  Postal. "Apesar de contarmos com as inovações tecnológicas, quis oportunizar a meus alunos a sensação de perceber a chegada do carteiro e receber um cartão-postal. Pois esta sensação ainda emociona, sendo um agradável presente para um amigo querido", diz a professora.

Aluna Mariane da turma 42 confeccionando o cartão-postal.

Para desenvolver o trabalho, primeiramente foi exposto o conteúdo e o seu respectivo conceito através  de imagens com auxílio da data show. "Foi um rico debate, pois os alunos participaram colocando seus conhecimentos sobre o assunto", comenta Simone.
 Em seguida foi  explicado como a atividade iria acontecer. Através de um sorteio ficou definido para quem cada aluno iria mandar o cartão-postal.


Aluno Guilherme Dutra sorteando o amigo para enviar o Cartão-Postal.
 A professora solicitou ainda que os alunos pedissem aos pais os endereços (através de um bilhete). "Quando eles descobriram que iriam mandar e receber um cartão-postal, notei uma grande motivação por parte dos alunos", comenta a professora.



Aluno Eduardo da turma 42.

Nas aulas seguintes, iniciou-se a confecção do cartão postal. Foi distribuído aos alunos um modelo para aguçar a criatividade, e em seguido confeccionou-se o cartão-postal que iriam enviar.


Oficina de criação do Cartão-Postal.

 Num primeiro momento criou-se a mensagem e depois a sua arte, que foi pintada com giz pastel oleoso e aquarela.


Arte Postal com a mensagem.


 Assim que os alunos ião trazendo os endereços, com a ajuda da professora os cartões-postais foram sendo endereçados e entregues para a Gestora da escola, Claudia Amanda Morozo, que levou até os correios. "Confesso que fiquei emocionada levando os cartões para serem postados no correio. Pois já faz algum tempo que não enviava ou recebia um cartão-postal. Até mesmo o atendente do correio ficou encantado com o trabalho.Parabéns a professora Simone por esta iniciativa!", ressalta Claudia.




Alguns alunos já estão recebendo os cartões. “Quando recebem os cartões, os alunos trazem para a escola e mostram orgulhosos. É nítida em suas expressões a alegria em receber a arte e a mensagem de seus amigos”, finaliza a professora Simone.


Satisfação total da aluna Beatriz apresentando
 o cartão recebido aos colegas.

Um comentário:

  1. Parabéns a Profª Simone pelo maravilhoso trabalho realizado nessa Unidade Escolar.

    ResponderExcluir